segunda-feira, novembro 30, 2009


Superação:barreira ou possibilidade?

5


Quando você pronuncia essa palavra qual é a primeira referência que vem a sua mente? Uma barreira ou uma possibilidade? Saiba que você tem todos os recursos que desejar para superar-se, principalmente quando se tem parâmetros.

Grande parte das pessoas nem sabe qual é o referencial a ser superado.Você que deseja utilizar melhor as suas competências profissionais para dar o primeiro passo em direção a super... ação. É importante em primeiro lugar identificar o que necessita superar.

A melhor superação é em relação a própria performance. Fazer um comparativo com você mesmo é um excelente começo para conquistar o sucesso. Descobrir o que você quer superar na sua atuação irá definir internamente quais as melhores ações para te aproximar do que deseja.

Como desenvolver mais com menos?

Obviamente com menos desgaste e mais resultados, isso se tornar possível e simples quanto mais parâmetros você tem das suas competências e do que você quer superar.

Primeiro passo para manter-se com entusiasmo para superar-se é fundamental colocar o foco no resultado, um profissional de sucesso para manter-se motivado está voltado para os resultados.

Colocar o foco da sua atenção no resultado, isso mesmo, quanto mais você pensar no resultado com todos os seus sentidos: Visão, Audição e Sensações, aliado a neurologia, irá se ajustar para aproveitar as oportunidades e assim aproximar-se da meta.

Muitos profissionais investem tempo pensando no quanto está distante da superação e perdem os parâmetros e, conseqüentemente, desperdiçam parte do seu potencial principalmente se está avaliando o que outros profissionais têm e que ele não tem.

Se pensarmos no bom atleta que se supera, vai identificar alguém que está acompanhando seu próprio desenvolvimento e colocando novos desafios a serem superados. Isso é essencial para superação.

Basta pensarmos nos jogos do Pan e lembrarmo-nos da performance de Frank Caldeira que superou os próprios limites nos 180 metros que o separava do Amado Garcia e conquistou a medalha de ouro.

Cada profissional que quer superar-se poderia ter um local para registrar seus limites e os novos desafios que o estimulassem a superar. Faça esse simples exercício agora, pense em que estágio você está hoje profissionalmente. Forneça alguns minutos do seu tempo para avaliar as superações que você teve ao longo da sua jornada.

Agora verifique que novos desafios você quer superar, comparado a sua performance anterior.

Anote o que você quer superar

Esse é um exercício útil para realizar se for seu desejo todos os dias, afinal você supera desafios possivelmente todos os seus dias.

E vou agora te contar um segredo:

Nós temos todos os recursos que são importantes para atingir nossas metas e objetivos e podemos desenvolvê-los de acordo com as situações, então você acaba de descobrir que pode superar o que desejar. Considerando que na vida atual temos desafios constantes, quanto mais preparados estivermos melhor será a sua atuação e naturalmente sua superação.



Texto da psicóloga Márcia Dolores Rezende

5 Desabafos:

Montanari disse...

Acho que a minha maior barreira é ver o desafiuo da superação justamente como uma barreira mesmo. Tanto as barreiras quanto as possibilidades são incertas de serem superadas, mas a possibilidade é uma forma bem mais otimista de ver as coisas.

Acho que realmente estou numa fase muito pessimista da minha vida.

Rodrigo disse...

Superação, eu acredito que não consigamos alcançar 100% do que desejamos. As vezes determinados sonhos são inviáveis. Cito um exemplo, uma pessoa que tem uma condição financeira baixa( digamos que mora em uma comunidade) tem o sonho de fazer medicina na UFRJ. Não vai ter condição de concluir o curso....será perda de tempo. Infelizmente a realidade é assim. Nem sempre é igual a um conto de fadas.
Eu sei que posso está parecendo um pouco "anti sonhador". Mas não sou, eu tenho metas que são quase impossíveis de serem realizadas.
Só acredito que nemsempre sai como merecemos(por lutarmos)

Eu lembro de um vídeo, da atleta "Gabriele Andersen Scheiss"( aquele corredora que na linha de chegada está exausta, e quase não agüenta mais andar). O nome da pessoa que chegou no primeiro lugar ninguém lembra, mas lembra o dela.

Leonardo Pinheiro disse...

Um tempo atrás escrevi sobre isso, é um assunto que gosto muito, citei até Thomas Edison, que após ser chamado de burro, saído da escola, e perdido grande parte de sua audição, foi responsável, por várias e várias invenções, das mais famosas, a lâmpada, o microfone, e até o aperfeiçoamento do telefone.
Respondendo a pergunta principal do texto. POSSIBILIDADE, a primeira coisa que devemos fazer, é reconhecer os nossos limites, e depois tentar superá-los, saiu no jornal nacional, ja a um tempo, meu pai até me gritou para eu ver, um homem que conclui direito numa universidade pública, MORANDO NA RUA, porque não da para fazer medicina na UFRJ morando numa comunidade?
Seus limites não podem ser como uma barreira te impedindo de progredir, e sim um trampolim, que talvez você até precise de uma escada para subir, mas quando você superá-lo, você irá a lugares altos.
um beijo querida, que Deus te abençoe.

Avassaladoras Rio disse...

Querida amiga avassaladora... faz parte do humano esse desejo de ir mais e alem... uma sensação com certo desconforto ...uma insatisfação que impulsiona para mais e alem... aguns tem uma pitada a mais desse tempero e superam barreiras fisicas e emocionais surpreendentes...para mim, um estimulo a mais para viver bem e mais feliz com minhas proprias incapacidades.

luis ferri disse...

verdade amiga !!!
Sou amigo do Daniel Dias que passou por essa prova ele pode ser um exemplo classico dessa vitoria...
Isso sem duvida e uma superacao devido as dificuldades que tem-se pelo caminho.!

Postar um comentário

Obrigada por comentar,dúvidas sobre algum texto deixe seu e-mail e responderei,Grata!!!!