quinta-feira, maio 30, 2013


Ambição exagerada

1



São Tomás de Aquino considerou a soberba um pecado específico, embora possa ser encontrado em todos os outros pecados. A soberba é a forma básica do pecado. Ela teria sido a responsável pela desobediência de Adão, que provou o fruto proibido com a ambição de se tornar Deus. A soberba leva o homem a desprezar os superiores e a desobedecer as leis. Ela nada mais é que o desejo distorcido de grandeza.
A pessoa que manifesta a soberba atribui apenas a si próprio os bens que possui. Tem ligação direta com a ambição desmedida, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação, a presunção, a arrogância, a altivez, a vaidade, e o orgulho excessivo, com conceito elevado ou exagerado de si próprio. Quantas pessoas de nosso convívio conhecemos com algumas, ou todas, essas características? [1]
Ultimamente tenho me dado em meio a ambições e soberbas de pessoas próximas que eu não sei se traduzo como choque ou até mesmo pena.
Nunca fui de almejar coisas grandes,comprar coisas caras,conquistar o mundo rsrrsrsrs.Claro!Quero ter condições necessárias para conquistar tudo o que desejo,mas sem nenhuma pressa,tudo chega na sua hora,não é!?
Uma coisa que almejo sempre quando estou trabalhando é crescer profissionalmente,não é nem por bater no peito "olha eu sou diretora e afins",e sim por questões de rotina.
Me visto do jeito que quero,não almejo marcas.apenas roupas que me deixe comfortável e mesmo que fosse da grife mais cara do mundo não sou de sair gritando por ai "olha estou vestido marca tal" ou então sai perguntando por ai "E ai estou com cara de rica"?
A riqueza não está na conta bancária está naquilo que você proporciona além da conta bancária,pessoas que mostram o que tem de matéria só mostram o quanto são vazias por dentro.
O dinheiro não muda as pessoas simplesmente mostram realmente quem são,pior ainda aquelas que ainda não tem e mostram tudo isso imaginem quando tiver.Que Deus as guarde!!!!
Encaro um exemplo desses todos os dias e tenho que ficar aturando vanglórias o dia inteiro,o pior de tudo é ver que a pessoa só faz quando lhe pode surgir uma oportunidade em que possa cobrar de volta,gasta muito mais que tem e faz questão de exibir isso aos ventos.
Bom eu que não tenho no momento nem um terço dessa pessoa consigo fazer até mais não por mim,pelos outros e não ouvir nenhuma gratidão por isso.E também ter de ouvir quando compro algo frases do tipo "hum tah com dinheiro" e coisas piores.
Acho que com dinheiro usaria para fugir do meio em que vivo,se vocês querem assistir os 7 pecados capitais atuando juntos,marque uma visita!!.Não é a toa que todos me perguntam o quanto sou tão diferente.Mas uma coisa em que aprendi na convivência é ser egoísta,mas também só com essas pessoas,também sempre procuram usar o que é dos outros e se acabar que se dane.
No momento tenho que aguentar firme,engolir sapos...
Sei que sendo rica ou pobre minha humildade será sempre aquilo que todos invejam,andei entre os ricos,comi em sua mesa,frequentei suas festas,mais sempre me peguei no fim com aquela cordialidade de terminar servindo,mesmo sendo a convidada.
Uma coisa que notei é que a riqueza vem de dentro...
A ambiçao exagerada só lhe afasta das pessoas e atraí a você pessoas iguais a você,e no dia que por algum momento estiver por baixo,duvido que alguém estará do seu lado as "pessoas perfeitas para ser sua amiga",porque pessoas assim ficam ao seu lado quando lhe é conveniente ou proveitoso,se não tem mais como tiram proveito,outro terá...
Já dizia Gatts "O preço da ambição exagerada... é a própria destruição."
[1] Parte do texto de Rosemeire Zago "Soberba-Sete Pecados Capitais"

1 Desabafos:

Sara C. disse...

Ótimo texto! Já vi pessoas assim, e por mais que se tente ajudá-las a mudar, elas não vêem o quanto estão erradas e acabam tendo que aprender por si próprias, ou melhor, só Deus pode abrir seus olhos.

Postar um comentário

Obrigada por comentar,dúvidas sobre algum texto deixe seu e-mail e responderei,Grata!!!!