domingo, maio 12, 2013


Cuidado com o café de cada dia

2
Já faz alguns anos onde numa certa ocasião ingeri num curto período cerca de 400 ml de café extra forte (forte mesmo,não tentem isso em casa).Bastou uns minutos,para que a agitação começasse,palpitações e até alucinações.Fora que depois disso a insônia começou,cheguei a ter insônia crônica a ponto de ter de tomar remédios para domir.Então na época tentei fazer uma associação do meu problema e o café e descobri o "cafeinismo".Só que não consigo ficar sem o café de cada dia,então com o ritmo frenético de trabalho,passei a tomar menos café,e quando tomo misturo ao leite.
Bom agora que não estou trabalhando meu consumo de café está intenso,adivinha quem voltou!!?Ela a insônia,e me lembrando deste fato que ocorreu à anos atrás resolvi fazer este post.
O café ele tem o início dos efeitos entre 10 a 15 minutos e seu tempo de duração no organismo é de 4 a 5 horas.
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e è a droga legal mais consumida em todo o mundo.
O lado bom da cafeína é que ela estimula a atenção,concentração e diminui a fadiga mental,mas também tem o seu lado "bad".O café causa dependência como qualquer outra droga,aumenta a ansiedade,causa insônia,aumenta a taxa de glicose no sangue e o mais importante...
"O consumo de doses superiores a 200 mg por dia pode levar a pessoa a sofrer de cafeinismo"
O cafeinismo carateriza-se pala dependência da cafeína, nervosismo, inquietude, insónia, dores de cabeça, e palpitações cardíacasA cafeina contrai os vasos sanguíneos no cérebro, diminuindo a circulação sanguínea"

O organismo ganha facilmente tolerância à cafeína sendo necessário aumentar a dose para sentir os mesmos efeitos
A cafeína causa dependência física e mental causa e aumenta a ansiedade
Quando se deixa de consumir cafeína depois de longos períodos de consumo regulares vamos sentir os sintomas de ressaca como:
  • aumento da ansiedade
  • dores de cabeça
  • irritabilidade constante
  • dificuldade em concentrar-se
  • dores de estômago
  • enjoos e vómitos
  • dores no corpo
com início nas 12/24 horas seguintes e podem durar até 2 semanas
Depois ao falar sobre os malefícios do café concluo que uma xícara pela manhã ou durante sua atividades no trabalho não faz nenhum mal pelo contrário,aumenta sua concentração e estimula a atividade cerebral,mas como o alcool devemos beber com moderação,não faça como eu que vos fala rsrrsrs.
Já dizia Juvenal "Mens sana in corpore sano" (Mente sã num corpo são ou mente sã num corpo saudável),sem o equilibrio dos dois não dá neh gente!!!
Espero que tenham gostado.
Tatiane Rosa

Fonte de estudo: hiperatividade.pt


2 Desabafos:

Eduardo Montanari disse...

Eu, de minha parte já estou virando um cafetão. Nunca gostei muito de café, mas descobri que existe uma linha tênue entre o trabalho de designer e vários e vários copos de café por dia. Alguma cousa me diz que vou me arrepender disso um dia.

Tatiane Rosa disse...

O café ajuda a manter a mente em atividade,mas qd vc decidir deitar e dormir seu cerebro continuará em atividade devido a cafeína,se vc manter o uso restrito até 5 horas antes de vc deitar isso não ocorrerá

Postar um comentário

Obrigada por comentar,dúvidas sobre algum texto deixe seu e-mail e responderei,Grata!!!!